Italian pharmacy online: cialis senza ricetta medica in farmacia.

TÍtulo do resumo

LEVANTAMENTO DE CUSTOS DE PROGRAMA DE VACINAÇÃO E
VERMIFUGAÇÃO PARA EQUINOS NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA,
Lucas Mil éo Scorsim, Júnior Mattei, Mariana Marcantonio Coneglian (Orientadora), e-mail: mmconeglian@yahoo.com.br Universidade Estadual do Centro-Oeste/Departamento de Medicina Palavras-chave: Equinos, Vacinas, Vermífugos
No município de Guarapuava, PR foram pesquisados os preços dos vermífugos com as seguintes bases farmacológicas: Albendazol, Ivermectina, Mebendazol e Febendazol. Utilizou-se como base de cálculo o protocolo de vermifugação com intervalo de quatro vezes ao ano. Sendo que os resultados obtidos foram submetidos à média aritmética dos preços, calculados com base num animal de 400 quilos. Com este trabalho verificou-se que atualmente nesta região é mais economicamente viável a utilização do Albendazol. Foi também realizado o levantamento de preços de vacinas para Tétano, Encefalomielite, Influenza e Raiva. Os resultados foram analisados de acordo com os preços mínimo, máximo e através da média aritmética. Introdução
Os equinos são muito susceptíveis ao parasitismo interno, devido seus hábitos alimentares e este implica em consequências como cólica; diminuição do apetite; anemia; diarréia ou constipação; retardo de crescimento e diminuição da performance (MERIAL, 2005).
Os objetivos da vermifugação são reduzir ou eliminar a carga parasitária dos cavalos evitando doenças e ou consequências graves e irreversíveis (MERIAL, 2005). Através da contagem de ovos por grama de fezes (OPG), é possível identificar os animais parasitados, podendo então, determinar um programa de controle adequado para cada situação (REDEVET, 2001).
Os medicamentos anti-nematódeos mais utilizados são Febendazol, Mebendazol, Abamectina e Ivermectina (SPINOSA et al., 2002). Porém devido ao uso indiscriminado de muito destes compostos, grande parte dos endoparasitas desenvolvem resistência aos anti-helmínticos (CINTRA, 2005). Isto pode ser determinado através da análise de OPG pré e pós- tratamento, indicando assim se a base utilizada está sendo ou não eficiente (OLIVEIRA, 2007).
A escolha do melhor vermífugo se dá em função da idade e estado fisiológico do animal, grau de exposição e parasitas presentes, e do produto, sendo necessário avaliar precisamente o peso do animal, evitando-se assim Anais do XIX EAIC – 28 a 30 de outubro de 2010, UNICENTRO, Guarapuava –PR.
problemas como sub dosagem ou desperdícios como super doses (MERIAL, 2005).
Além da vermifugação, outro aspecto importante no manejo sanitário é o programa de vacinação, toda vacina se destina a estimular o sistema imunológico do animal dando a ele condições de se defender contra o agente causador da doença (OLIVEIRA, 2007). Todos os cavalos deveriam ser vacinados contra influenza, tétano, encefalomielite e raiva, pois estas são as doenças mais frequentes. Para maximizar a imunidade do plantel, é necessário que todos os equinos da propriedade estejam no mesmo programa de vacinação, sendo que este esquema varia conforme a finalidade e o ambiente onde o animal vive e apenas um Médico Veterinário tem a capacidade de escolher as vacinas corretas e aplicá-las no momento ideal, permitindo com isso segurança e eficiência (OLIVEIRA, 2007).
Materiais e métodos
Foi realizada uma pesquisa baseada em dados coletados em quatro lojas veterinárias no município de Guarapuava no mês de maio de 2010, onde foram avaliados os preços dos vermífugos com as bases farmacológicas: Albendazole, Ivermectina, Mebendazole e Febendazole.
Os resultados obtidos foram submetidos à média aritmética dos preços, calculados com base num animal de 400 quilos, utilizando-se o protocolo de controle parasitológico em que os animais são vermifugados quatro vezes ao ano. Em relação à vacinação, foram pesquisados os preços de vacinas contra Tétano, Raiva, Influenza e Encefalomielite, bem como a média de custo de um programa de vacinação para equinos. Os resultados foram avaliados de acordo com o preço mínimo, máximo e a média aritmética.
Resultados e Discussão
Custos de programas de vermifugação:
A Tabela 1 relaciona os custos das bases farmacológicas pesquisadas
utilizando-se como protocolo para o tratamento de verminoses o intervalo de
quatro vezes ao ano.
Pode se observar que na região de Guarapuava o protocolo de
vermifugação mais econômico foi aquele que utilizou como principio ativo o
albendazol, apresentando como custo médio 19 reais, sendo que este valor
representa o custo total de um protocolo anual de vermifugação (4
vermifugações anuais).
Vale ressaltar que outros esquemas de vermifugação são possíveis, como
por exemplo, o protocolo de 3 repetições anuais, o qual apresentaria
consequentemente menor custo, porém tanto a escolha do programa como
do princípio ativo a ser utilizado não deve ser baseada apenas no custo e
sim levando em conta outras variáveis como por exemplo o sistema de
criação e a eficácia do principio ativo em determinadas populações de
nematóides.
Anais do XIX EAIC – 28 a 30 de outubro de 2010, UNICENTRO, Guarapuava –PR.
Tabela 1 – Custos para o protocolo de vermifugação (400 kg) com
vermifugações realizadas quatro vezes ao ano.
Custos de programa de vacinação:Nas tabelas 2 e 3 estão apresentados respectivamente os preços das diferentes vacinas, valor mínimo e valor máximo individual, assim como o custo total de um programa de vacinação.
Foi observado que algumas das vacinas foram encontradas associadas, como por exemplo, as vacinas para Encefalomielite, Tétano e Raiva, sendo estes os produtos com preços mais elevados.
Tabela 2 – Custo das vacinas para equinos encontrados no município de
Guarapuava, PR.
Tabela 3 – Custo total de um programa de vacinação para equinos.
Baseado nos preços encontrados o valor por animal de um programa de vacinação na região de Guarapuava – PR que atue sobre as principais doenças em eqüinos seria de R$74,00.
Anais do XIX EAIC – 28 a 30 de outubro de 2010, UNICENTRO, Guarapuava –PR.
Conclusão
O controle da parasitose é fundamental, pois resulta em um melhor
desempenho dos animais. Com este trabalho verificou-se que na região de
Guarapuava é mais economicamente viável a utilização do Albendazol,
porém devemos considerar além do custo, a sua qualidade e eficácia, visto
que há possibilidade da ocorrência de resistência.
Além disso, é muito importante que a vacinação dos eqüinos seja
estimulada, conscientizando os proprietários de que os custos de um
programa de prevenção são bem inferiores aos prejuízos que certas
enfermidades poderão causar aos animais.
Referências
CINTRA, André Galvão de Campos. Manejo Sanitário dos equinos. 2005.
Disponível em: <http://www.cavaloscrioulos.com.br/materias.php?idm=40>.
Acesso em: 13 jun. 2010.
MERIAL SAÚDE ANIMAL. Guia de vermifugação. 2005. Disponivel em:
<http://br.merial.com/criadores_equinos/guia_vermifugacao/guia_vermifugacao3.asp
>. Acesso em: 06 maio 2010.
OLIVEIRA, Rodrigo Arruda de. Vacinação e Vermifugação de Equinos no
Brasil.

<http://www.abqm.com.br/secaotecnica/vacinacao.htm>. Acesso em: 08 maio 2010.
REDEVET. Achados de formas parasitárias em camas de eqüinos. 2001.
Disponível em: <http://www.redevet.com.br/artigos/camas.htm>. Acesso em:
11 de jul. 2010.
SPINOSA, Helenice de Souza; BERNARDI, Maria Martha; GÓRNIAK,
Silvana Lima. Farmacologia Aplicada a Medicina Veterinária. 3. ed. Rio de
Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 752 p.
Anais do XIX EAIC – 28 a 30 de outubro de 2010, UNICENTRO, Guarapuava –PR.

Source: http://anais.unicentro.br/xixeaic/pdf/1167.pdf

A basedow-kórról

BETEGTÁJÉKOZTATÓ A BASEDOW-KÓR OKOZTA PAJZSMIRIGY-TÚLMÛ KÖDÉSRÕ L Az esetek nagy részében igen kellemetlen tünetekkel járó betegségrõl van szó. Szerencsére abetegség gyakorlatilag mindenkinél nagyon jól gyógyítható. A kezdeti nagyon kellemetlentüneteket kivétel nélkül hatékonyan meg lehet szüntetni. A betegség igazi problémáját kétdolog jelenti: az egyik

etechdata.info

ADULT PATIENT HISTORY FORM Kamini Ramani, M.D., P.C. Gastroenterology and Internal Medicine 99 E State Street Gloversville, NY 12078 Telephone: (518) 725-6080. NAME: ______________________________ DOB: ___/___/___ DATE COMPLETED: ___/___/___ Referred by: (Primary Care Physician’s Name): ___________________________________________ Occupation: _______________________________________ Ge

Copyright © 2010-2014 Pharmacy Drugs Pdf